Tudo o que você precisa saber sobre sal rosa

sal rosa

O sal rosa se tornou um tempero bastante procurado pelos brasileiros nos últimos tempos. Seu destaque se dá principalmente entre aqueles que procuram uma alimentação mais balanceada. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre suas propriedades e modo de uso.

Pensando nisso, o Empório Ricco Pane separou algumas informações essenciais sobre o sal rosa, para que você entenda um pouco mais sobre essa especiaria e saiba usá-la na sua casa. Veja só:

  • Diferenças entre sal rosa e sal refinado

A diferença entre os vários tipos de sal se dá principalmente pelo tipo de origem e processos a que são submetidos. O sal refinado, por exemplo, é o sal comum utilizado em quase todas as cozinhas. Ele passa por um processo de refinamento que elimina substâncias como enxofre, magnésio e cálcio e preserva apenas sódio. Com isso, essa especiaria torna-se pobre em nutrientes, além de conter inúmeros aditivos químicos e artificias que dificultam seu aproveitamento pelo corpo.

Enquanto isso, o sal rosa tem uma origem mais natural – livre de toxinas e poluentes – , não sofre refinamentos, nem recebe aditivos químicos. Por isso, ele é rico em minerais como potássio, sobre, ferro e magnésio.

A maior diferença entre os dois é, no entanto, em relação à quantidade de sódio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação de consumo de sódio por dia é de menos de 2000mg por dia. Essa quantidade equivale a 5g do sal refinado, que possui mais sódio em sua composição, e cerca de 10g do sal rosa. Por isso, na teoria, pode-se consumir maior quantidade de sal rosa do que de refinado, já que ele apresenta menos sódio por gramas. Apesar disso, ele também não deve ser consumido em excesso.

  • Benefícios para a saúde

Por conter diversos minerais, o sal rosa oferece muitos benefícios para a saúde. Alguns nutrientes presentes nesse sal podem melhorar a absorção de nutrientes pelo intestino, ajudar na regeneração muscular, estimular a circulação sanguínea e aumentar a hidratação do corpo.

A grande vantagem do sal rosa é que ele contém diversas substâncias que atuam nos mais diversos sistemas do organismo. Além disso, o sal rosa é absorvido de forma mais eficiente pelo corpo, o que contribui para que seus benefícios sejam mais rápidos e visíveis.

  • Como usar o sal rosa?

O sal é um elemento indispensável na culinária, principalmente para dar sabor aos alimentos. O sal rosa se tornou assim um ótimo substituto para temperar os mais diversos pratos! Nesse caso, no entanto, o ideal é adicionar o sal ainda no processo de cozimento. Nas saladas, ele pode ser usado como tempero comum, assim como o sal refinado.

Há usos ainda para preservar alimentos, como peixes e cortes de carnes, ou como superfícies de cozimento. Além disso, o sal rosa é bastante usado também para temperar aves e frutos do mar.

tipos de sal

O sal rosa, embora muito mais nutritivo e menos nocivo ao organismo, possui uma quantidade significativa de sódio. Por isso, ele deve ser usado com bastante cautela. Só os benefícios não permitem que seja usado de forma descuidada. O ideal é tentar usar o menos possível de sal ao preparar aos alimentos. Outra ideia é apostar em outros condimentos que também dão sabor ao prato.

Aqui no Empório Ricco Pane você encontra todos os tipos de temperos e condimentos que precisa para preparar suas receitas. Além disso, oferecemos uma ampla variedade de ingredientes e acompanhamentos, com a qualidade que só o Empório tem. Venha nos visitar!

COMPARTILHE!