Junho: o mês das festas juninas e das guloseimas!

festas juninas

As festas juninas são umas das comemorações mais tradicionais no Brasil e acontecem no país inteiro. Nessas ocasiões, é possível encontrar muitos pratos típicos, bebidas quentes, danças tradicionais e fogueira.

É importante destacar que, embora sejam diferentes ao redor do país, todas as festas juninas têm algo em comum: a importância das comidas típicas. Alguns ingredientes ganham destaque nessa época do ano e são reinventados e incrementados nessas festas.

Mas antes, que tal aprender sobre a origem das festas juninas?

  • Como surgiram as festas juninas?

As festas juninas se originaram no hemisfério norte, onde povos celebravam o solstício de verão (quando o dia é mais longo e a noite mais curta) e pediam fartura para suas colheitas.

No Brasil, essa tradição foi trazida pelos portugueses. Chegando aqui, foram misturadas as tradições indígenas que também faziam celebrações nessa época do ano.

Hoje, as festas juninas homenageiam santos católicos e reúnem principalmente pratos típicos dos principais grãos e raízes colhidos nessa época do ano. As comidas típicas variam conforme a região, mas algumas estão presentes em quase todas elas. Veja a seguir.

  • Ingredientes juninos

As comidas típicas das festas juninas são quase todas à base de algumas raízes e grãos colhidos nessa época do ano. Entre eles, podemos incluir o milho, a mandioca e a batata-doce.

Milho

O mês de junho é a época da colheita do milho e por isso grande parte dos doces, bolos e salgados, são relacionados a eles.

Podemos incluir na lista de derivados do milho o curau, milho cozido, canjica, cuscuz e bolo. Em outros lugares do Brasil, entram em cena também a pamonha e a polenta, por exemplo.

Amendoim

O amendoim é mais comumente consumido na forma torrada. Seja doce ou salgado, o amendoim é bastante usado para incrementar outros pratos, como a canjica, por exemplo.

Além disso, ele faz parte da composição de paçocas e pé de moleque.

Outros

Além desses dois principais, outros ingredientes se destacam.

Um deles é a mandioca, que está bastante presente nas festas juninas principalmente em forma de bolo.

Além dele podemos destacar outros itens que foram acrescentados ao longo do tempo, como o coco, a pipoca, maçã do amor, batata-doce e cachorro-quente.

Bebidas

Como em julho é inverno no Brasil, as bebidas típicas de festa junina são, em sua maioria, quentes. Os destaques são para o vinho quente e o quentão, feito com cachaça.

Aproveite essa época do ano para se deliciar com os doces do Empório! 

Esse período de festas juninas é uma época excelente para aproveitar a diversidade de doces que oferecemos no Empório! Além disso, por conta do frio, uma boa pedida é apostar em queijos e vinhos para degustar a noite.

Ainda, aproveite as festas típicas e entre no clima junino! Aqui no Empório, nós temos diversos ingredientes para você que quer testar receitas típicas em casa ou se aventurar na cozinha!

Aposte sempre na qualidade de ingredientes e na variedade de sabores que você só encontra no Empório!

COMPARTILHE!