Especial Dia do Hambúrguer: tudo o que você sempre quis saber sobre hambúrguer

dia do hambúrguer

Para alguns, todo dia é dia do hambúrguer!

Quem nunca saboreou um bom hambúrguer com queijo, salada, pão e molho? Para acompanhar, batatas fritas e uma bebida gelada.

Certamente essa refeição já fez parte da vida de todos em algum momento, seja por falta de tempo para preparar outra coisa, por apreciar um bom lanche ou para variar o cardápio.

Os tradicionais hambúrgueres surgiram há muitos anos e hoje podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo. Principalmente por conta da expansão das redes de fast food, esse alimento é muitas vezes associado de forma negativa e prejudicial à saúde.

Na contramão, crescem agora as hamburguerias, que apresentam versões mais tradicionais e caseiras e não tão industrializadas.

Em comemoração ao Dia do Hambúrguer, o Empório Ricco Pane preparou um post especial com informações, dicas e curiosidades sobre esse alimento. Confira só:

Hambúrguer: de onde veio?

O nome hambúrguer faz referência à cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde essa comida surgiu. A ideia era comer carne moída misturada com cebola, ovos e outros temperos, de forma a conservá-la por mais tempo.

Mais tarde, no século XIX, esses imigrantes alemães levaram a novidade para os Estados Unidos da América, onde ele tomou forma e fez grande sucesso pelas redes de fast food.

Embora popularizado nesses estabelecimentos, o hambúrguer tem “voltado às suas origens”, com produtos mais naturais e com mais destaque para o sabor da carne. Mas qual o segredo de um hambúrguer realmente saboroso?

4 passos para um hambúrguer perfeito

hamburguer

Ao longo do tempo, as preferências e estilos de preparo se alteraram de algumas formas. Molhos, pães, ingredientes e acompanhamentos variam conforme a preferência e tradição de quem prepara. No entanto, algumas boas práticas podem garantir o sabor e a suculência do ingrediente principal: a carne! Veja só as dicas do Empório e prepare um lanche delicioso no Dia do Hambúrguer:

1 – Escolha bem a carne

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso acrescentar ovo ou farinha para preparar o hambúrguer.

O que então garante a firmeza e permite modelar cada porção?

Um segredo simples: a gordura!

Normalmente, a proporção usada é de 20%, não menos que 10%. Além de ajudar a modelar cada hambúrguer, a gordura também ajuda a dar sabor a carne.

Outra parte importante nesse processo é a escolha da carne. As mais usadas são fraldinha, maminha, alcatra ou acém. Independente do tipo, o importante é escolher uma carne com uma boa quantidade de gordura e que seja de boa procedência.

2 – Invista no tempero

hamburguer

A segunda etapa para preparar o hambúrguer perfeito envolve temperar a carne. Nesse momento é essencial seguir o gosto próprio e não exagerar.

Ingredientes como cebola, salsinha, alho e pimenta podem ser usados para criar um sabor diferenciado na carne. Há quem prefira também temperos mais simples, como apenas sal e pimenta-do-reino, por exemplo.

Uma dica importante é colocar o tempero sobre o hambúrguer somente na hora de cozinhar ou grelhar o hambúrguer. Fazer esse processo muito antes pode acabar desidratando a carne e prejudicando todo o prato.

3 – O momento crucial: o cozimento

Para preparar a carne, podem ser usadas chapas, frigideiras ou grelhas. Cada um desses instrumentos, no entanto, pode diferenciar o hambúrguer tanto em gosto como no ponto da carne.

A chapa, por exemplo, chega a temperaturas muito mais altas do que a frigideira. Isso permite deixar a superfície do hambúrguer tostada mas sem cozinhar muito o interior.

Já as grelhas e churrasqueiras, bastante usadas hoje em dia, deixam um sabor mais defumado na carne, por conta da fumaça, o que agrada alguns paladares. Esse instrumento é ideal para hambúrgueres mais grossos.

A escolha do ponto da carne é o que pode determinar um hambúrguer perfeito. Uma carne que passa do ponto pode ficar dura e perder sabor e textura. O ideal é grelhar (ou fritar) por no máximo 10 minutos, dependendo da temperatura do fogo.

4 – Acompanhamentos

Para finalizar o hambúrguer, é preciso escolher os ingredientes certos para acompanhar.

Primeiramente, o pão deve ser fresco e quente, de preferência aquecido na chapa para tostar. É possível escolher entre as opções de pão americano, de milho, francês ou australiano, por exemplo.

Já para evitar que a gordura da carne solte no pão e molhe-o, o ideal também é deixar o hambúrguer descansar antes de por no pão.

De acompanhamento, pode-se escolher entre legumes grelhados e batatas de todos os tipos e variações. O queijo é sempre uma boa pedida, mas não deve prejudicar o sabor da carne.

hambúrguer

Saboreie os melhores hambúrgueres aqui no Empório!

 O Empório conta com uma variedade de hambúrgueres, desde os mais básicos até os mais diferentes e com ingredientes inovadores. Combinações com queijo, alface, ovo e bacon, entre outros.

Aproveite o Dia do Hambúrguer e venha saborear um lanche delicioso feito com os melhores ingredientes! Conheça o Empório.

COMPARTILHE!