3 dicas sobre pratos típicos de Páscoa

Pratos típicos de Páscoa incluem opções para todos os paladares

A Páscoa é uma das datas mais especiais para reunir a família ao redor da mesa. Seja em casa ou em restaurantes, o cardápio sempre é farto para agradar os mais diversos paladares. Nessa ocasião, alguns ingredientes ganham destaques, e os pratos típicos de Páscoa estão muitas vezes ligados a tradições religiosas e históricas.

O Empório separou algumas dicas para você não errar na escolha dos pratos típicos de Páscoa, independente de onde for comer. Olha só:

  • Peixes

A época que os brasileiros mais consomem peixes é justamente nessa data. Muito ligados a tradições, os peixes, principalmente o bacalhau, invadem as mesas com diferentes refeitas e combinações. Além de ser uma opção saborosa, ele é rico em ômega-3, cálcio, magnésio e também ajuda a diminuir o colesterol.

As formas mais populares de preparar esse peixe são: Bacalhau à Gomes de Sá, à Bras e à Portuguesa. Para fugir do prato assado, outra opção é um risoto de bacalhau.

pratos típicos de páscoa

Já quem quer mudar a tradição dos pratos típicos de Páscoa, outros peixes como salmão e atum são uma boa pedida. O primeiro pode ser servido grelhado, defumado ou até mesmo cru.

Enquanto isso, o atum pode vir nos petiscos ou entradas, em canapés, patês e saladas. Sob influência da gastronomia mediterrânea, uma sugestão é utilizar azeitonas e azeites tanto no preparo quanto no consumo.

  • Carne vermelha

Para aqueles que não fazem questão da carne branca, há opções de carnes vermelhas que também combinam bem com a Páscoa. Uma delas é o cordeiro, um dos pratos típicos de Páscoa na Europa.

Pernis e paletas assadas são ótimas opções para quem quer inovar nesse período. Essa carne é uma excelente alternativa justamente por ser macia e saborosa. A dica para sua preparação é se programar com antecedência, já que a carne precisa de certo tempo para marinar e adquirir o sabor.

Além disso, nessa época é comum servir massas recheadas, como calzones, raviólis e nhoque, ao invés de massas tradicionais como spaghetti e fusili. Para acompanhar, um bom vinho fresco harmoniza com todos esses pratos mais leves.

  • Doces de Páscoa

pratos típicos de páscoa

Os ovos de chocolate também fazer parte do cardápio de pratos típicos da Páscoa. Além de servirem de sobremesa, eles trazem o significado de riqueza, fartura e recomeços – crenças ligadas a essa data.

Sua fama se deve principalmente ao seu ingrediente principal, o chocolate, que faz muito sucesso entre os brasileiros.

Outras opção de sobremesas para essa data é a colomba pascal. Tradicionalmente, ela é um pão recheado e doce em formato de pomba, que remete à paz.

Diferente do panetone, que é tradição no Natal, a colomba tem um sabor mais cítrico e pode receber pedaços de laranjas cristalizadas, que substituem a uva passa.


A Páscoa é uma data de tradição e que tem influência de muitas gastronomias. Nesse período, a dica principal é apostar em ingredientes selecionados e especiarias, ou em restaurantes de qualidade. Assim, você não deixa de saborear as iguarias dessa data e pode se reunir com a família em torno de uma mesa de refeição caprichada. Aposte no Empório Ricco Pane para ter a qualidade e o sabor que você precisa!

Vai fazer um almoço de Páscoa em casa? Veja nossas dicas de harmonização de vinho para encantar toda a família!

COMPARTILHE!